Roger Cicala detalha o que você pode fazer (e o que não pode) na hora de limpar seus equipamentos.
Roger Cicala, fundador e proprietário da Lensrentals, fala sobre algo que todos devemos ter em mente: como manter nossos equipamentos de filmagem desinfetados através de cuidados adequados.
Primeiro, lembre-se de que se seu equipamento estiver longe das pessoas por alguns dias, está seguro. Agora, se você estiver em uma produção de vídeo ou filmagem com várias câmeras, NÃO COMPARTILHE EQUIPAMENTOS.
Segundo: Não molhe! Isso vai dar problema e não é necessário. Apenas umedeça.
Use o bom senso para manter o líquido do lado de fora e não deixar entrar no equipamento. Uma névoa leve, com um frasco de spray, um pano ou toalha de papel umedecida, funciona muito bem para superfícies grandes.
Água e sabão
Utilizados por 20 segundos, água e sabão é extremamente eficaz na pele e em outras superfícies. Qualquer que seja o sabão, ele funciona dissolvendo a cápsula lipídica (gordurosa) ao redor do vírus. Basta usar um pouco de água e sabão, é fácil e muito eficaz!
Um pouco de água e sabão aplicado com um pano pode ser usado em locais apropriados: corpo da lente, borracha da câmera, suportes de luz... e logo em seguida (meio minuto depois) limpe com um pano levemente úmido e seque. Roger usa apenas cotonetes umedecidos ou um pano úmido ao redor dos visores da câmera.
Álcool isopropílico
Apesar do que alguns fabricantes disseram, todas as oficinas de reparo usam o álcool isopropílico, em concentrações de 60% ou mais, nos equipamentos de câmeras por um longo tempo e não tiveram nenhum efeito adverso. Alguns fabricantes disseram que o isopropil pode afetar os revestimentos das lentes. Roger discorda respeitosamente, embora a fricção vigorosa pode afetar alguns revestimentos de lentes, então seja delicado e não use escovas de arame ou algo assim.
Há uma chance de que o álcool usado repetidamente possa secar a borracha dos anéis das lentes ou do corpo da câmera. Roger nunca viu, mas já ouviu falar. Roger também ouviu dizer que o álcool pode desbotar ou embaçar o acabamento das telas de LCD, mas, novamente, ele não viu e diz que o 'limpador de monitor' contém álcool isopropílico. Ainda assim, considerando os outros que afirmam que podem, pelo menos em algumas câmeras, eu tentaria usá-lo bem pouco.
Problemas: É muito difícil encontrar álcool isopropílico no momento, portanto, talvez seja necessário considerar alternativas.
Água sanitária diluída em cloro
O alvejante comum para roupas é geralmente de 2,6% a 5,25% de hipoclorato de sódio (alvejante), que é uma concentração MUITO alta demais para usar na desinfecção. Para fazer um desinfetante, você deve adicionar 20 ml de água sanitária a um litro de água.
Duas notas importantes aqui: NUNCA misture alvejante com cloro com qualquer outro limpador ou coloque-o em uma garrafa que costumava ter outro limpador. Alvejante mais amônia, vinagre e várias outras coisas podem causar fumaça nociva (ou seja, causa dano). O alvejante com cloro é muito eficaz, os hospitais o utilizam, mas pode ser irritante em grandes quantidades e desbotar corantes e cores. Se você decidir pulverizar uma sala inteira, por exemplo, mantenha as pessoas fora dessa sala até que o cheiro saia.
Água sanitária pode ser bom em coisas de metal, como tripés ou corpo das lentes. Provavelmente é bom também em plástico rígido, embora exista uma pequena chance de desbotar as cores. Também pode funcionar em tecido ou borracha, embora a chance de desbotamento da cor seja maior. E isso pode causar ferrugem nas superfícies de ferro ou aço não pintadas.
Roger não indica usar alvejante com cloro nas câmeras, nem o usaria nos elementos dianteiros ou traseiros.
Branqueadores e oxidantes sem cloro - (tipo Vanish)
É menos provável que o desbotamento ocorra, mas você precisa assumir que está na categoria "provavelmente eficaz". Roger afirma: provavelmente eficaz é muito melhor que nada.
Desinfetante Hospitalar
Se você conseguir um produto com nível de "desinfetante", saiba que a eficácia dele pode ser a mesma do alvejante, mas ele terá menos chances de irritação ou cores desbotadas. Estes são eficazes para desinfetar superfícies para o coronavírus, mas Roger não conseguiu encontrar dados claros sobre quanto tempo de exposição é necessário.
🔴 Nota importante sobre câmeras
Roger acredita que é muito fácil e eficiente desinfetar todo o seu equipamento e seu escritório, EXCETO, a sua câmera. Vamos encarar, você tem as mãos e o rosto o tempo todo na câmera, então é o lugar mais provável para receber uma grande carga viral.
É também o lugar que você NÃO consegue limpar integralmente com nenhuma das soluções acima. Além disso, as áreas ao redor do LCD, do visor... estão cheias de cantos, dificultando o acesso e, de acordo com alguns fabricantes, as telas de LCD podem ser sensíveis aos desinfetantes.
Nesse momento de crise é importante não compartilhar equipamentos. Se você compartilhar, desinfecte-os cuidadosamente e reserve por no mínimo 24 horas; 48 horas se você é paranóico. As partículas de vírus não duram por muito tempo na superfície. Pessoalmente, ele sente-se confortável ao saber que 24 horas é suficiente, mas existem evidências de que são necessárias 72 horas para ser absolutamente seguro.
Ah, e não esqueça que os cartões de memória e as baterias. Eles também precisam ser desinfetados.
Aproveita essa pausa forçada pra deixar seus equipamentos em dia. ;)
Você tem outras dicas que deseja compartilhar? Conta aqui nos comentários abaixo!
Fonte: lensrentals.com
Cada uma dos textos que disponibilizamos aqui, tem como objetivo informar e contribuir com seu aprendizado e crescimento profissional.
Se quiser ficar por dentro das principais notícias sobre Audiovisual, te inscreve na nossa newsletter pra sempre receber informações e dicas atualizadas.
Comments