Quer levar sua carreira de Videomaker para um outro patamar? O Marketing Digital é uma forma de ajudar o seu negócio a alcançar um novo rumo e prosperar nas vendas. Todavia, para entrar de cabeça nesse novo caminho, é preciso saber como trilhá-lo de forma consciente e embasada. Pensando nisso, nós decidimos te contar tudo o que o que a gente faz pra alcançar mais reconhecimento no meio digital. Bora lá?
MAS AFINAL, O QUE É MARKETING DIGITAL?
Se a sua ideia de Marketing Digital está ligada apenas às vendas online, esqueça esse conceito. O Marketing Digital é muito mais que fazer apenas anúncios em plataformas de pesquisa ou redes sociais.
Ele pode ser definido como “ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, para assim divulgar e comercializar seus produtos, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.”
Ou seja, o Marketing Digital pode englobar muito mais que o Google Ads e ter ações mais poderosas que um simples anúncio. Ele pode ser feito por qualquer tipo de negócio, independente da verba de investimento.
SOU VIDEOMAKER, COMO O MARKETING DIGITAL PODE ME AJUDAR?
Se você dispõe de um computador e internet, meio caminho já está andado. Veja o que o Marketing Digital pode fazer para o seu negócio:
» Melhorar a relação com os clientes;
» Conhecer melhor seu público;
» Ter um diferencial na marca;
» Aumentar suas vendas;
» Ter maior alcance de conhecimento do seu trabalho;
» Conquistar mais clientes.
Quer mais? O Marketing Digital dispõe de vantagens que você não encontra em nenhuma outra forma de divulgação. Olha só.
» Ter velocidade de implementação: Você pode rapidamente começar a divulgar seu negócio, assim como colher rápido os resultados dessa comunicação. Claro, sempre com planejamento em primeiro lugar;
» Baixo custo: No meio digital você gasta muito menos do que gastaria com o marketing tradicional. Entretanto, é preciso saber o que está fazendo. Todo anúncio precisa de uma estratégia e conhecimento para se tornar efetivo;
» Análise de dados: Fazendo tudo através de ferramentas e plataformas, como as redes sociais, você terá acesso a relatórios sobre seu público e poderá cada vez mais estudá-lo e criar ações direcionadas para conquistar seus clientes.
MAS ONDE EU POSSO DIVULGAR MEU TRABALHO?
Para alcançar resultados é preciso conhecer os principais canais de divulgação do Marketing Digital que vão fazer a conexão do seu trabalho com seus clientes. A fórmula não é igual para todo Videomaker. Tudo depende de onde está seu público e como ele usa a internet para ir atrás do seu produto. Para te ajudar a entender mais sobre o que fazer e que tipo de estratégias adotar, vamos conhecer o principais canais do Marketing Digital.
Redes sociais
Uma das maiores vantagens do Marketing Digital é de ter uma maior aproximação com seu cliente. E qual melhor meio em que você pode criar histórias poderosas e conhecer exatamente como seu cliente age e do que gosta além das redes sociais?
As redes sociais funcionam como um termômetro: instantaneamente você consegue mensurar os elogios e críticas ao seu produto baseando-se nas interações que recebe. É assim que você sabe onde apostar e onde deve inovar para cativar seus clientes.
Através das redes sociais também você pode analisar o andamento da concorrência e vê o que funciona. A partir daí, é hora de fazer suas próprias ideias, sem nunca copiar conteúdo. Observe também os erros para não repetí-los!
Além disso, as redes sociais têm um ótimo custo-benefício. Através delas, é possível impulsionar publicações pagando muito pouco e segmentando o seu público, no que gera resultados mais rápidos se tudo planejado com o estudo do que funciona para você. Incrível, não é?
Mas muita calma nessa hora! Facebook, Instagram, Youtube… Você sabe qual rede investir para acertar? Então, vamos conhecer melhor cada uma delas.
Conheça as principais redes sociais e saiba como tirar proveito delas:
O Facebook é um rede social onde está grande parte dos brasileiros. São cerca de 102 milhões de usuários ativos na rede social, representando 90% das pessoas que têm acesso à internet.
No Facebook, o usuário vê o conteúdo de acordo com seus interesses e interações. E para chegar lá e aparecer no feed de mais pessoas, muitas vezes é preciso fazer o pagamento do Ads. Mas você também pode adotar algumas estratégias para ganhar seguidores orgânicos, principalmente quando se trata do conteúdo.
Por isso, evite fazer publicações somente relacionadas a vendas. Você também pode compartilhar conteúdo ensinando algo, contando sua história e mostrando como você trabalha. Isso é muito importante, porque pessoas se conectam com pessoas. É assim que se gera interesse para sua marca e, consequentemente, para suas vendas.
Você também pode apostar em:
» Grupos que falem do seu segmento;
» Vídeos;
» Legendas criativas;
» Fixar posts importantes;
» Responder rápido as mensagens;
» Impulsionar posts estratégicos.
O Instagram é a rede social que mais cresceu nos últimos tempos. Com seu apelo visual, o Instagram é perfeito para chamar atenção com vídeos e fortalecer a marca.
Por isso, a dica do Facebook também vale no Instagram: você pode ir além das vendas e mostrar os bastidores, para humanizar a interação com os clientes.
O Instagram também conta com diversos recursos para interação. Veja os que vale a pena ficar atento:
» Stories
» Destaques
» Enquetes e perguntas
» Lives
» Reels
» IGTV
» Anúncios
YOUTUBE
O YouTube é uma plataforma de vídeos com mais de um bilhão de usuários. E como vídeos são o nosso negócio, não tem como não marcar presença por lá, né?
E os conteúdos podem ser diversos. O YouTube pode ser usado para:
» Educar seus clientes sobre seus serviços;
» Criar conteúdos que ensinam algo relacionado ao seu segmento;
» Tirar dúvidas sobre a marca;
» Criar anúncios em outros canais que tenham a ver com o seu;
» Fazer campanhas do seu negócio ou produto;
» Para a transmissão ao vivo de eventos, pequenos shows e lançamentos.
MÍDIA PAGA
A Mídia Paga (também chamada de: post patrocinado) é usada para aumentar o alcance de uma empresa e conquistar resultados em um tempo menor. Sua estratégia consiste em impulsionar materiais diversos, desde posts a ofertas, que podem ser em formato de banner, texto, vídeo, link ou outros formatos.
Você quem irá escolher a plataforma do seu anúncio, o período, o investimento e ainda poderá analisar os resultados obtidos e o alcance. Já adiantamos: é preciso fazer um estudo sobre como usar essas mídias para não desperdiçar dinheiro, ainda que o investimento seja baixo. Os resultados ocorrem de acordo com o valor investido: quanto mais investimento, maior o alcance. Entender de segmentação e palavras-chaves podem fazer a diferença neste negócio.
Veja algumas plataformas onde é possível fazer a mídia paga.
Google Ads
O Google Ads é a plataforma de publicidade do Google. É por meio do Google Ads que os anúncios são exibidos em forma de links patrocinados quando alguém faz uma busca. Os anúncios são exibidos principalmente nos resultados de pesquisas relacionados às palavras-chave usadas nessa busca
Facebook Ads
Para começar a usar, basta ter uma página do seu negócio para ter acesso ao Gerenciador de Anúncios. Por lá, é possível ter acesso a outros apps da família Facebook, como o Instagram, o Messenger e os Stories. Para anunciar você pode selecionar o objetivo, público, posição e aplicativos que irão aparecer os anúncios, orçamentos, formato de exibição e muito mais.
Instagram Ads
Os anúncios do Instagram são similares ao formato típico da rede social: são fotos ou vídeos direcionados para um público segmentado e que aparece a tag “patrocinado” para indicar ao usuário que é um anúncio pago. Os usuários podem interagir com o anúncio dando like, deixando comentário e até acessando o link para o perfil.
YouTube Ads
Por fazer parte da rede Google, é preciso ser gerenciado pela plataforma Google Ads. Seu modelo de compra é de custo por visualização (CPV), do qual só há o pagamento quando o usuário assiste o anúncio da empresa por mais de 30 segundos ou se ele interagir. É possível iniciar uma campanha a qualquer momento e escolher um orçamento diário para o CPV.
MARKETING DE CONTEÚDO
O Marketing de Conteúdo é um tipo de marketing que busca fidelizar o público-alvo e fazer com que sua rede de clientes cresça através de uma publicação e distribuição de conteúdos relevantes.
Para isso, você pode começar a pesquisar a concorrência e ver o que eles oferecem além da venda de produto. Depois, você pode começar a planejar o que vai oferecer para seu público. Trazer conteúdo que mostre que você sabe do que está falando cria autoridade da sua marca, uma característica muito importante para gerar confiança dos seus consumidores.
Além disso, o Marketing de Conteúdo é uma forma de fazer com que seu cliente continue acompanhando você, sabendo das suas novidades e interagindo nas suas redes porque ele realmente gosta da sua marca.
Tem sentimento melhor do que o ser gostado genuinamente? É só começar a pensar em como ter mais assuntos interessantes na sua página.
ANÁLISE DE DADOS
Um dos grandes triunfos do Marketing Digital é ter disponíveis dados completos que permitem analisar os dados para saber onde você está acertando ou errando na divulgação.
Dessa forma, você garante que os investimentos estão sendo nos canais certos e com as melhores estratégias. Além de entender mais sobre o comportamento do seu público.
Cada canal apresentado mostra seus gráficos de análise, inclusive as redes sociais quando se tem uma conta comercial. É hora de vasculhar e se aproveitar deste recurso.
10 DICAS PRA POR EM PRÁTICA HOJE MESMO!
1. Organize suas redes sociais, faça uma pequena descrição do seu negócio, site disponível na bio, contato e um @ fácil de encontrar;
2. Estude as hashtags que fazem parte do seu nicho para utilizá-las nas redes sociais;
3. Faça conteúdo para suas redes sociais. Ensine alguma coisa, dê dicas, poste depoimentos de clientes, pergunte o que seus clientes querem ver. Crie conteúdo de valor para seu cliente;
4. Crie anúncios atrativos;
5. Tenha sempre um canal para onde direcionar seu cliente para as vendas. Pode ser um site, ou até um WhatsApp comercial;
6. Responda todos os seus clientes, seja para elogios e para críticas. Crie vínculos e se mostre sempre disponível a ajudá-los;
7. De tempos em tempos analise dados e reveja suas estratégias. O que está funcionando? Onde eu posso inovar? Use da sua criatividade para se aproximar com o público;
8. Não tenha medo de testar. Talvez esse assunto seja muito novo e você pense que não sabe fazer, mas tudo é questão de estudo e teste. Comece pelas ferramentas que conhece e depois se arrisque a testar novos canais;
9. Fique sempre ligado! O Marketing Digital avança muito rápido e o que se sabe hoje pode se tornar obsoleto amanhã. Sempre pesquise mais sobre o assunto e busque estar sempre atualizado.
10. Pare de perder clientes para a concorrência! Se você ainda não domina o Tráfego Pago nem o Marketing Digital, está deixando clientes e dinheiro para o seu concorrente. Com o conhecimento de Marketing Digital e uma eficiente estratégia de Tráfego Pago, você aumenta muito o alcance do seu trabalho, converte seus vídeos em mais clientes e, consequentemente, mais faturamento. Seja um profissional mais completo e que lota a sua agenda de trabalho com o CURSO ATIVADOS, um Curso de Tráfego pago e Marketing Digital exclusivo para Videomakers.
Um método único que vai te ensinar a:
» Anunciar na internet e converter seus vídeos em vendas
» Criar sites persuasivos que trazem novos clientes
» Aumentar consideravelmente a percepção de valor sobre o suas produções.
» Descobrir seu público comprador e desenvolver uma comunicação irresistível
» Desenvolver as competências que o mercado digital mais busca e lucrar com isso.
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Pronto para começar o seu Marketing Digital agora mesmo? Esperamos que nossas dicas tenham ajudado-o a começar.
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