Parece que todo dia tem uma novidade no mundo Audiovisual, né? E os fabricantes estão constantemente nos atiçando com as versões novas e atualizadas de seus produtos.
Pode ser fácil desenvolver desejo por equipamento, querer um novo equipamento simplesmente porque ele existe. No entanto, a menos que você tenha bolsos sem fundo e possa comprar tudo o que deseja, é importante gastar seu dinheiro com sabedoria.
Por isso eu trouxe algumas dicas pra saber quando é a hora certa de substituir seu equipamento.
Confira seu kit
É sensato revisar seu equipamento continuamente, verificar o estado e estar atento aos itens que estão se desgastando ou chegando ao fim de sua vida útil.
Se você cuidar de suas lentes, elas durarão a vida inteira e muitas lentes vintage têm um preço alto. No entanto, quando a gente tá começando, é normal que a gente invista em alguns itens de menor custo, como equipamentos de iluminação por exemplo, que podem estar mostrando sua idade agora. Planeje substituir esses itens antes que eles estraguem e te deixem na mão em uma filmagem.
O que você está perdendo?
O equipamento que você tem ainda atende a todas as suas necessidades? Só porque é bom ter algo, não significa que você precise tê-lo.
Você não conseguiu obter o resultado que precisava para algum de seus projetos? As tomadas em câmera lenta estão se tornando um pesadelo. Você está perdendo clientes para seus concorrentes porque eles podem oferecer algo que você não pode?
Problemas de atualização
Considere o impacto que uma compra pode ter nos outros equipamentos que você possui. Filmar em 4K está se tornando a norma; no entanto, é importante estar ciente de que a filmagem 4K tem quatro vezes a taxa de dados de HD. Isso significa que você precisará de um cartão na câmera com capacidade quatro vezes maior e um aumento semelhante na capacidade de edição e armazenamento de dados. Seu sistema de edição será poderoso o suficiente para lidar com suas filmagens em 4K ou precisará ser atualizado também com despesas adicionais?
Se seus clientes estão solicitando que os projetos sejam entregues em 4K, talvez você não tenha opção.
Fazendo valer a pena
É importante ter certeza de que você pode justificar qualquer compra de equipamento em termos econômicos. Você vai trazer novos clientes ou trabalho adicional que de outra forma não teria ganho? Certifique-se de calcular quanto tempo levará para um novo kit gerar um retorno sobre seu investimento. Você pode decidir que será melhor continuar com sua configuração atual no curto prazo, mesmo que sua renda seja menor.
O que vem primeiro?
Muitas vezes, você precisará priorizar suas compras – se você quer uma nova câmera, uma lente e um gimbal, qual você compra primeiro? Novamente, você deve olhar honestamente para necessidade x desejo. As fotos do gimbal parecem impressionantes no portfólio, mas se a maior parte de sua receita vier de entrevistas com a câmera em um tripé, uma lente na distância focal que você não pode cobrir atualmente seria mais útil. No entanto, se você faz videoclipes e está perdendo trabalho porque suas tomadas não são tão suaves quanto as de seus concorrentes, o gimbal pode ser a compra mais urgente.
Venda seu kit antigo
Embora possa ser tentador acumular kits, você deve sempre ver se pode vender algo para compensar os custos do novo item. Você precisa manter todas as suas lentes principais se estiver comprando uma zoom que cubra o alcance de algumas delas?
Seja honesto sobre o kit que você tem. O que você tem, mas nunca usa? Se o seu slider ficou em uma prateleira e não foi usado nos últimos dois anos, ele pode ser vendido para ajudar a comprar algo novo - e provavelmente deveria ter sido vendido há dois anos, quando era mais novo e teria um preço mais alto!
Experimente antes de comprar
Os equipamentos de produção de vídeo nunca são baratos, então, quando você tiver feito todas as perguntas e decidido que é o momento certo para fazer a compra, reserve um tempo para ter certeza de que está comprando a coisa certa.
Assista resenhas online (o Youtube é um excelente lugar para começar). Fale com outros usuários do equipamento através de fóruns online. Visite um revendedor para obter uma demonstração prática.
Para compras maiores, como um novo corpo de câmera ou lente de cinema, considere experimentá-lo antes de comprá-lo. É melhor investir uma pequena quantia em um aluguel de fim de semana para ver se você consegue o kit antes de investir uma quantia muito maior. Melhor isso do que comprar às pressas e tentar revender depois de alguns meses porque você não consegue - você vai perder dinheiro!
Com um planejamento cuidadoso e compras muito bem pensadas, seu kit pode se expandir e se desenvolver à medida que sua empresa cresce, minimizando o impacto em seu bolso.
Mas lembre-se, se você quer ganhar dinheiro vai muito além do equipamento que você tem. Pra mudar de vez a realidade do seu trabalho como Videomaker, você precisa conhecer o FILMMAKER PRO. Seja um iniciante ou um profissional já experiente no mercado, o FMP vai te mostrar como ter a agenda cheia, ser valorizado e reconhecido pelo mercado e conquistar sua liberdade financeira.
Entre os dias 30/01 e 15/02 você pode adquirir o curso Filmmaker Pro com 20% de desconto e, além de garantir sua vaga, ainda concorre a um Gimbal Zhiyun Crane 2S.
Não vai perder essa super oportunidade de entrar pro maior curso de Audiovisual do país com 20% de desconto e ainda concorrer a um gimbal Zhiyun Crane 2S, hein?
Até a próxima, 👋🏼
Camila Pinto
📌 Já conhece nosso canal no Telegram? Por lá sempre tem conteúdo inédito e gratuito pra você:[CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO CANAL DO TELEGRAM]
Comments