top of page
Foto do escritorDaniel Marvel

Explicando os símbolos do cartão de memória - como entender as informações do seu cartão

Quer saber o que significam todos os símbolos do seu cartão de memória? O site Digital Camera World desmitificou pra gente todas essas figuras e ícones enigmáticos.



Seja um SD ou CompactFlash ou, se você tiver muita sorte, um XQD ou CFexpress, seu cartão de memória exibirá informações na forma de números e símbolos que podem ser difíceis de entender - mesmo para profissionais que os usam o tempo todo.


A situação tornou-se mais problemática nos últimos anos, à medida que cartões mais avançados foram inscritos com uma nova terminologia para indicar certos aspectos de seu desempenho e capacidades. 


À medida que as câmeras ficam mais avançadas, fica ainda mais importante entender se você está realmente usando o cartão certo para fazer jus a seus recursos. Caso contrário, você poderá interromper a profundidade de rajada da câmera ou interromper a gravação do vídeo - além de ficar esperando muito tempo para que as imagens sejam armazenadas em buffer e reproduzidas.


Para ajudar a esclarecer tudo, examinaremos todos os símbolos usados ​​atualmente nos cartões comuns e explicaremos o que cada um significa.


Símbolos do cartão de memória…



1. Marca 2. Posição na classe 3. Capacidade 4. Tipo 5. Velocidade 6 . Classe de velocidade 7. Classe UHS 8. Família de produtos UHS Bus IF 9. Classe de velocidade de vídeo

1) Marca


É fácil: o fabricante do cartão. Os nomes mais comuns que você verá aqui são SanDisk e Lexar, embora Kingston, Transcend, Samsung, Toshiba e outros também estejam disponíveis. Você pode até ter um do mesmo fabricante que sua câmera.


A maioria das pessoas terá um cartão de uma das duas primeiras marcas, pois são as mais populares, mas há cartões perfeitamente bons das outras que geralmente são mais baratos. Tal como acontece com os discos rígidos, os cartões de memória geralmente são fabricados apenas por algumas empresas e simplesmente substituídos por outras.


Algumas marcas são conhecidas por fornecer garantias particularmente boas ou software de recuperação de imagem com seus cartões como padrão. Portanto, você pode considerar esses problemas se escolher entre as marcas. Sua melhor aposta é verificar o site do fabricante para obter detalhes completos sobre o que você ganha com cada um.


2) Posição na classe


Isso indica onde está a linha de um fabricante. Nem todos os fabricantes têm essas classes diferentes, mas aqueles que tem, oferecem uma idéia rápida sobre o tipo de desempenho que você deve esperar de um cartão.


A SanDisk, por exemplo, atualmente possui as classes Ultra, Ultra Plus, Extreme, Extreme Plus e Extreme Pro para seus cartões de memória do tipo SD, além de uma mais básica que não possui designação específica.


3) Capacidade


Todos os cartões de memória têm uma capacidade que deve ser claramente indicada no próprio cartão. Isso pode ser de apenas 4 GB ou 8 GB (e menos ainda, para cartões mais antigos) ou até 1 TB (por enquanto).


Quanto maior o cartão, mais imagens e vídeos você pode colocar nele, embora o que você acaba praticando dependa de vários fatores. Se você grava imagens JPG ou arquivos RAW, por exemplo, juntamente com o nível de compactação usado, se grava vídeos em 1080p ou 4K e em que tipo de taxa de quadros ou compactação. 


A maioria das pessoas tende a optar por um cartão com tamanho de 32 GB ou 64 GB, e agora elas são muito acessíveis. Do ponto de vista da segurança, é uma boa ideia ter um número menor de cartões em vez de um único grande, pois isso significa menos perda potencial se um cartão for extraviado ou corrompido, mas a conveniência de poder caber semanas de sessões ou imagens de vídeo em um único cartão de alta capacidade as tornam tentadoras.


E O INTERRUPTOR AO LADO?
A chave na lateral dos cartões SD, SDHC e SDXC de tamanho normal protege o conteúdo do cartão. Quando isso é pressionado, você não pode gravar no cartão nem excluir nada dele. Certifique-se de que ele seja movido para cima, se desejar capturar imagens ou excluí-las - e tenha cuidado ao inserir o cartão na câmera, pois às vezes ele pode se mover ao empurrá-lo.

4) Tipo


Atualmente, todos os cartões do tipo SD (incluindo os correspondentes microSD) se enquadram em um dos três campos: SD, SDHC e SDXC. Eles têm a mesma forma e tamanho, mas o tipo será indicado, de forma clara, na frente.


Os cartões SD (Secure Digital) ainda existem, mas não há mais demanda por eles, pois não oferecem os tipos de capacidades e velocidades de transferência que façam jus às câmeras de hoje. Mesmo que você consiga encontrar um, você obterá um valor consideravelmente melhor para um cartão SDHC ou SDXC, para que eles sejam evitados.


Os cartões SD Express estrearão em 2020 (novamente, juntamente com um cartão microSD Express ) e deverão ser adotados pelas câmeras em 2021. 


Você ainda pode encontrar cartões SD, mas é melhor optar por um SDHC ou SDXC mais novo

Os cartões SDHC (Secure Digital High Capacity) são aqueles com capacidade entre 4 e 32 GB. À medida que aumentam de tamanho, duplicam a capacidade, pelo que pode optar por um cartão de 4 GB, 8 GB, 16 GB ou 32 GB.


Os cartões SDXC (Secure Digital Extra Capacity) são aqueles que oferecem algo acima disso. Atualmente, são cartões de 64 GB, 128 GB, 256 GB, 512 GB e 1 TB.


A maioria das câmeras de hoje que usam mídia SD também suporta cartões SDHC e SDXC, mas as câmeras mais antigas que suportam apenas cartões SD não funcionam com cartões SDHC ou SDXC - e as câmeras que suportam apenas variedades SD e SDHC não aceitam cartões SDXC. 


5) velocidade


Ok, é aqui que as coisas começam a ficar um pouco confusas. A maioria das placas possui uma ou mais velocidades de transferência gravadas em MB/s (megabytes por segundo) ou com um sufixo 'x' para mostrar isso como um fator. Isso mostra a rapidez com que o cartão pode operar.


O cartão abaixo é um dos poucos que possui os dois. Esses números significam exatamente a mesma coisa, mas pode se tornar confuso ao tentar comparar cartões que não estão marcados com os dois. Este cartão é um bom exemplo de como você faz exatamente isso: uma velocidade de 150MB/s é igual a 1000x, como uma velocidade de 150kb é igual a 1x. Portanto, um cartão com uma classificação de 45 MB/s é igual a 300x, 90MB/s é igual a 600x e assim por diante.


Alguns cartões mostram velocidades de transferência em MB/s (150MB/s) e como fator (1000x)

Frequentemente, haverá apenas uma figura e, neste caso, se referirá à velocidade de leitura . A velocidade de leitura é a rapidez com que as informações podem ser lidas no cartão; isso é diferente da velocidade de gravação, que se refere à rapidez com que as informações podem ser gravadas nela. Quando você tira fotos na câmera, elas são gravadas no cartão, enquanto que quando você coloca o cartão no computador, as imagens são lidas.


As velocidades de leitura geralmente são um pouco maiores que as velocidades de gravação, portanto, se você vir apenas uma figura, será essa - afinal, uma figura mais alta parecerá mais impressionante. Alguns cartões até mostram os dois. De qualquer forma, você poderá encontrar quais são essas velocidades no site do fabricante da placa.


Alguns cartões têm velocidades de leitura e gravação claramente marcadas, mas a maioria é como a imagem acima

Isso é particularmente útil para observar se você fotografa com uma câmera moderna com um sensor de alta resolução (como são hoje mais e mais câmeras hoje em dia), especialmente se você capturar rajadas de imagens de uma só vez. 


Em cartões mais lentos, é possível descobrir que não é possível fotografar imagens consecutivamente por um longo período ou que você só precisa esperar pela câmera para limpá-las no cartão.


6) Classe de velocidade


Já há algum tempo, os cartões SDHC e SDXC foram marcados com uma figura dentro de um círculo quase completo. Esses números são 2, 4, 6 ou 10 e se referem à classe de velocidade do cartão.


O que esta figura indica é a velocidade mínima de gravação sustentada do cartão em MB/s. Em outras palavras, é a rapidez com que o cartão garante que as informações sejam gravadas continuamente. Isso é útil para quem captura vídeos, onde os dados precisam ser gravados no cartão sem interrupção por períodos prolongados.


Este cartão tem uma classificação de Speed ​​Class 10

Um cartão Speed ​​Class 2 garante uma velocidade mínima de gravação sustentada de 2 MB/s, um cartão Speed ​​Class 4 garante uma velocidade mínima de gravação sustentada de 4 MB/s, e assim por diante. Lembre-se de que essa é a velocidade mínima garantida e não a velocidade constante definida.


Esses números não soam muito bem em comparação com os mencionados anteriormente, mas o vídeo é gravado de maneira diferente nas imagens estáticas e as demandas não são exatamente as mesmas. Mas de que você precisa? A SD Association considera que um cartão com classificação de classe 4 é bom o suficiente para vídeo 1080p/FullHD, mas que você deve optar idealmente por um cartão de classe 6 ou classe 10. Isso também depende da taxa de quadros, no entanto, com taxas de quadros mais altas que exigem cartões mais rápidos. 


Quando você começa a gravar vídeos em 4K, precisará de algo mais capaz.


7) classe de velocidade UHS


Atualmente, existem duas classes de velocidade UHS: UHS Speed ​​Class 1 e UHS Speed ​​Class 3. A maneira como isso é escrito em um cartão é com o número 1 ou 3 na letra U.


Este é bastante fácil de entender: os cartões UHS Speed ​​Class 1 têm uma velocidade mínima de gravação de 10 MB/s, enquanto o UHS Speed ​​Class 3 eleva esse valor para 30 MB/s. Novamente, este é para aqueles que capturam vídeos, que precisam saber que suas imagens serão gravadas de forma constante e sem problemas.


Eles são encontrados apenas nos cartões SDHC e SDXC, e não nos tipos SD mais antigos. Você ainda pode usar esses cartões em câmeras mais antigas que não suportam o padrão UHS, mas não terá os mesmos benefícios de velocidade. 


E OS CARTÕES MICROSD?
Os cartões microSDHC e micro SDXC também possuem muitas dessas marcações; portanto, tudo isso se aplica igualmente, embora não tenham sido projetados com a mesma aba de proteção contra gravação do lado que os cartões SD de tamanho normal.

8) Família de produtos UHS Bus IF


Para não confundir com as marcações U1 e U3 descritas acima, atualmente existem três categorias de barramento UHS IF: UHS-I, UHS-II e UHS-III. No cartão, estes são simplesmente marcados com um número romano. 


Esta figura refere-se à 'interface de barramento' da placa, que desempenha um papel crucial na determinação das velocidades de transferência. Os cartões UHS-I têm uma velocidade máxima de barramento de 104MB/s, enquanto os cartões UHS-II têm uma velocidade máxima de barramento de 312MB/s. Enquanto isso, as placas UHS-III dobram para 624 MB/s, mas ainda não estão disponíveis.


Por que isso é importante? Um cartão mais rápido ajudará sua câmera a gravar imagens em menos tempo. Como tal, esse fator é particularmente importante para fotógrafos de esportes, ação ou vida selvagem. 


Isso também significa que você pode transferir imagens e vídeos do cartão para um computador em menos tempo, desde que esteja usando um leitor de cartão (e conexões para e do seu computador) compatíveis com essa tecnologia. No momento, é uma preocupação especial para quem grava imagens em VR e 360° ou para qualquer outra gravação com uso intenso de dados, como 4K com alta taxa de quadros.


Uma placa UHS-II (direita) pode ser diferenciada de uma placa UHS-I (esquerda) pela segunda linha de pinos

Os cartões UHS-II e UHS-III são facilmente reconhecíveis por suas duas linhas de contatos na parte traseira, enquanto os cartões UHS-I possuem apenas um.


Só porque sua câmera pode se beneficiar de um cartão UHS-II (ou UHS-III) sobre UHS-I, isso não significa que ela realmente será compatível com um. Verifique as especificações da sua câmera; ao lado do tipo de cartão de memória que sua câmera suporta, geralmente indica se o suporte é fornecido para um ou mais formatos UHS. 


Lembre-se também de que câmeras com dois slots de cartão podem não suportar UHS igualmente em cada um; Como regra geral, o slot principal do cartão será o mais capaz, embora alguns agora sejam iguais.


Esses cartões são compatíveis com versões anteriores, o que significa que os cartões UHS-III e UHS-II se encaixam fisicamente e ainda podem ser usados ​​em dispositivos que suportam apenas UHS-I (ou mesmo que não suportam UHS) - você acabou de ganhar os mesmos benefícios de velocidade e eles atingem os limites de qualquer tipo de cartão suportado por sua câmera. 


9) Classe de velocidade de vídeo


No momento, existem cinco classes de velocidade de vídeo: V6, V10, V30, V60 e V90. Assim como a Classe de velocidade descrita acima, cada figura corresponde a uma velocidade de gravação mínima sustentada em MB/s. Portanto, o cartão V6 tem uma velocidade de gravação mínima sustentada de 6 MB/s, o V10 tem uma velocidade de 10 MB/s e assim por diante.


Classe de velocidade de vídeo 6

Essa designação relativamente recente foi projetada para acompanhar as demandas de captura de vídeo em câmeras modernas. Novamente, qual você precisa depende exatamente de como está capturando o vídeo, mas a SD Association recomenda cartões V6, V10 e V30 para 1080p/FullHD, V30 e V60 para vídeo 4K e V60 e V90 para vídeo 8K. 


O que não quer dizer que você não pode ou não deve usar uma placa V90 para vídeo 1080p, apenas que não é necessário. Essencialmente, a regra é que as placas com classificação mais alta são projetadas para imagens de vídeo de alta resolução - portanto, a compra de uma placa de ponta cobre todas as bases e torna a sua filmagem mais à prova de futuro.


E os cartões CompactFlash?


Os cartões CompactFlash não possuem as mesmas designações UHS e de vídeo que os cartões SDHC e SDXC, mas itens como capacidade e velocidade são tipicamente marcados da mesma maneira. No entanto, às vezes eles têm alguns ícones que você não encontrará na mídia do tipo SD.


As marcações UDMA e VPG (canto inferior esquerdo) são encontradas nos cartões CompactFlash, mas não nos cartões SDHC e SDXC

Um deles é o UDMA, que significa Ultra Direct Memory Access - uma tecnologia que tem sido usada pelos cartões CompactFlash há algum tempo. Isso costuma ter um número ao lado e orienta você sobre o desempenho do cartão. Os tipos mais recentes oferecem o modo UDMA 7, escrito simplesmente como UDMA 7, que possui uma classificação de 166MB/s. O modo UDMA 6 mais antigo tem uma classificação de 133 MB/s, embora seja bastante comum ver o UDMA sem nenhuma figura ao lado.


O outro ícone exclusivo dos cartões CompactFlash é a velocidade de garantia de desempenho de vídeo (VPG), que mostra um número dentro de um pequeno ícone da placa de válvula. Embora isso pareça um pouco diferente da marcação Video Speed ​​Class nos cartões SDXC, o princípio é o mesmo: o número simplesmente indica a velocidade mínima de gravação sustentada em MB/s.


E os cartões CFexpress e XQD?


(Crédito da imagem: James Artaius/Digital Camera World)

O formato mais recente de cartão de memória, CFexpress, não é apenas o formato de armazenamento mais rápido disponível - é também um dos mais clean e fáceis de entender quando se trata dos símbolos em cada cartão.


Como o formato é tão novo e os cartões são inerentemente rápidos, não há a mesma sopa de letras, números e hieróglifos para decifrar nos cartões CFexpress (ainda não, pelo menos). Os cartões atuais simplesmente têm o fabricante, formato, capacidade, velocidade de leitura e gravação em suas etiquetas - e por muito tempo essa tendência continuará!


Os cartões CFexpress são fisicamente idênticos aos cartões XQD, pois o CFexpress é essencialmente a próxima revisão do padrão XQD. Portanto, as atualizações de firmware já possuem ou tornarão o formato compatível com várias câmeras ou filmadoras: Nikon, Sony, Panasonic e Phase One existentes que usam XQD.


Como o CFexpress, os cartões XQD são mais simplificados do que o formato anterior quando se trata das informações exibidas em suas etiquetas; portanto, geralmente são muito mais fáceis de ler rapidamente.


A melhor coisa para fazer...


É ver o que o fabricante da sua câmera recomenda que você use com ela, pois conhece melhor o seu modelo específico do que qualquer outra pessoa. Isso estará no manual No site do fabricante), geralmente detalhado com os mesmos ícones que você vê no próprio cartão. 


Se você usar uma câmera que aceita cartões XQD, verifique o site do fabricante para obter atualizações de firmware, pois elas potencialmente desbloquearão o suporte ao formato CFexpress no futuro.



Gostou? Então aproveita e te inscreve na nossa newsletter pra sempre receber informações e dicas sobre o mundo Audiovisual.

7.135 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Quer ficar por dentro das novidades do Audiovisual? Deixe seu e-mail 👇

Obrigado pelo envio!

bottom of page