Falaí, Videomaker!
Espero que você já esteja aplicando as técnicas sobre posicionamento que falamos no post de ontem, hein (se perdeu, CLICA AQUI pra ler). Elas são essenciais pra você mostrar o valor do seu trabalho.
Agora, eu imagino que o assunto de hoje até te dê um friozinho na barriga, porque vamos falar sobre Divulgação e Vendas!
Só que divulgar e vender o seu trabalho NÃO precisa ser um bicho de sete cabeças, na verdade pode ser bem leve e natural se você fizer do jeito certo.
E como não dá pra falar de um sem citar o outro, juntei os dois e trouxe algumas estratégias pra te ajudar ter clientes todos os meses e ganhar bem trabalhando como Videomaker.
🗣 Divulgação
Aposto que a primeira coisa que vem na cabeça quando você escuta sobre divulgação é saber o que postar nas redes sociais, acertei?
Só que existem 2 etapas muito importantes que vêm ANTES mesmo de você criar uma conta no Instagram, ou publicar qualquer coisa, e que fazem toda diferença na sua divulgação!
→ A primeira delas é Definir seu Público-Alvo.
Antes mesmo de querer atrair clientes, você precisa saber com quem quer falar. Além da idade, renda e onde ele mora, outros pontos bem importantes pra você descobrir são:
Quais são os desejos e os sonhos do seu cliente quando ele pensa em contratar o seu trabalho?
Quais são as dores e os medos que ele tem em relação a produção de vídeos, o que deixa ele apreensivo?
E pra fechar com chave de ouro, quais são as desculpas que ele pode dar pra não te contratar?
Quanto mais informações você souber sobre o seu público, mais fácil vai ser produzir conteúdos que atraiam a atenção dele.
→ Já a segunda etapa é GERAR DESEJO pelos seus vídeos.
Além de conhecer o seu público, você precisa fazer com que ele deseje os seus vídeos e queira trabalhar com você! Uma forma de colocar isso em prática diariamente nas suas redes sociais é:
Mostrar depoimentos e as mensagens que você recebe dos seus clientes;
Mostrar os bastidores dos seus trabalhos;
Mostrar a qualidade dos seus vídeos e tudo o que você oferece como diferencial.
Dessa forma, você vai gerar desejo pelo seu trabalho de forma leve, sem ficar fazendo promoção pra atrair clientes ou tentando vender o tempo todo.
🚀 Atendimento e Vendas
Se você leu o post de ontem - clica aqui pra ler - vai lembrar que já falamos sobre criar uma experiência pros seus clientes no seu atendimento, né?
Além disso, algo que vai te ajudar a fechar mais trabalhos, é saber o que fazer quando essas situações acontecem.
→ Quando o cliente pede orçamento e some.
A palavra mágica pra quando isso acontecer é Follow Up.
Ao invés de só passar o seu PDF de orçamento (que deve ter todas as informações importantes, por sinal) e esperar o cliente retornar, o que pode não acontecer, depois que passar um tempinho você entra em contato com ele de novo.
Pergunta se ele tem alguma dúvida, se entendeu tudo direitinho ou se precisa de ajuda com algo. Desse jeito você demonstra atenção e cria conexão com ele.
→ Quando o cliente fala que tá caro.
Nesse caso, ele até te responde, mas desvaloriza seu trabalho falando que tá caro. A primeira coisa a fazer é lembrar quem realmente é seu público-alvo, porque nem todo mundo vai ser seu cliente, e tá tudo bem.
E o segundo ponto é usar aquelas informações que você descobriu sobre o seu público pra pensar e listar argumentos que quebrem essa e outras desculpas. Você sabe o quanto seus vídeos realmente valem, só precisa mostrar isso.
Ah, e se você aplicar todas essas estratégias, já vai evitar demais que esse público, que geralmente só dá dor de cabeça, entre em contato com você.
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Até a próxima, 👋🏼
Camila Pinto
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