Escolher um nome empresarial é uma tarefa importante na criação de um negócio. O nome da sua produtora irá acompanhá-la para sempre, então é importante pensar neste detalhe com muito cuidado.
O nome da empresa é pelo qual ela será chamada, pesquisada e conhecida entre os consumidores. Com esse nome podem ser feitas campanhas criativas e explorar todo o seu significado para criar uma legião de usuários comprometidos com a marca.
Então, escolher o nome para sua empresa é tarefa extremamente importante para o início de um negócio e eu vou te dar algumas dicas para fazer a escolha certa.
O nome perfeito existe?
No marketing e nos negócios, um dos lemas mais utilizados é o “feito é melhor que perfeito”.
Isso realmente é algo que o profissional deve se apegar, mas na hora de escolher o nome, adicionar um pouquinho de perfeccionismo pode te salvar de algumas dores de cabeça no futuro.
Logicamente, se você pensar pouco sobre um nome, pode ser que ele não fique tão bom quanto você pensou no começo. Só que pensar demais pode evidenciar defeitos que nem sequer existem, então não foque em procurar o nome perfeito, pois você provavelmente não irá encontrar.
Com as dicas abaixo você vai conseguir gerar bons nomes para o seu negócio sem precisar procurar e pensar muito. Quer saber como? Vamos lá!
1. Reúna todas as informações importantes do seu negócio
Saber detalhes sobre o seu negócio é importante para ter palavras-chaves disponíveis para criação do seu nome.
Por isso, é preciso entender o mercado e outras informações que vão contribuir para a criação de um nome a partir do seu segmento.
Então, reúna informações do seu serviço, do público-alvo, veja os nomes dos concorrentes, saiba quais são os valores da sua empresa e entenda os diferenciais do seu negócio.
Tudo pode ser referência na hora da criação de um bom nome para a sua empresa e esses detalhes podem te ajudar a criar um nome único.
2. Prefira opções simples
Algumas das melhores marcas no mercado possuem nomes simples, como Apple, Amazon, Instagram, Facebook, Twitter, Globo, Google, Nike, entre outros.
Esses são nomes fáceis de serem lembrados e possuem alto impacto, principalmente por serem simples e diretos.
No filme “A rede social”, que fala sobre a criação do Facebook, podemos até ver que o nome inicial do projeto era “The Facebook” e com um pequeno insight, um de seus investidores reduziu ao nome que hoje representa uma das marcas mais conhecidas em todo o mundo.
Opções simples podem gerar bons logos, serem fáceis de escrever e que, com certeza, ficarão gravados na mente dos consumidores.
3. Escolha um nome coerente com seu negócio
É importante que o nome empresarial escolhido seja coerente com o que o seu negócio propaga para a sociedade e para o consumidor.
Por exemplo, uma pamonharia que se chama “Milho Dourado” é mais coerente do que se o seu nome fosse “Pamonharia Cometa”.
Embora cometa seja um bom nome, e dê margem para boas criações de logo, não é o ideal para esse tipo de negócio e pode confundir o consumidor, além de desassociar a sua marca do seu produto, o que não é um bom resultado.
Portanto, volte a dica 1 e estude bem o seu segmento para ter boas opções de nome na criação do seu negócio.
4. Não escolha nomes da moda
Por mais tentador que seja escolher um nome que está na boca do povo, a moda vai passar. Então, evite escolher o nome da sua empresa baseado no que as pessoas estão gostando no momento e no que está fazendo sucesso.
Isso, além de não ser nada original, é um nome que vai ficar para sempre no seu negócio, até mesmo quando a moda passar.
5. Atente-se à pronúncia do nome
A pronúncia do nome da sua marca, se não for uma palavra conhecida, precisa ser de fácil entendimento.
Dessa forma, todos vão poder falar o nome de forma igual, sem que haja dúvidas de como pronunciar a palavra ou termo.
Uma das formas de evitar pronúncias erradas é utilizar palavras conhecidas. Mas para fazer isso, esteja atento à dica 4 e escolha algo coerente com o seu segmento.
6. Verifique se o nome escolhido está disponível
Essa é uma etapa importante na escolha de um nome para empresas.
Depois de tantas ideias, é possível chegar a uma solução que já existe e então, as empresas com o mesmo nome podem exigir judicialmente que você altere o nome da sua empresa em algum momento.
Também é preciso verificar a disponibilidade do seu nome na hora do registro de domínio do seu site ou de usuários nas redes sociais. Os usuários podem ser personalizados de uma forma diferente, mas o domínio do site deve evidenciar o nome da marca.
Escolher o nome da empresa é uma das etapas mais importantes da criação de um negócio. Por isso, utilize todas as ferramentas que estiverem ao seu alcance para gerar potenciais ideias que podem se tornar o nome oficial da sua marca.
Por fim, quanto mais informações você reunir, mais referências vai ter para criar um bom nome pra sua produtora.
Até a próxima 👋🏼,
Camila Pinto
Filmmaker Pro
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