Engana-se quem acredita que Videomaker só faz o que gosta o dia todo. Se você já trabalha como Videomaker há algum tempo, sabe que não é bem assim! Às vezes, surge uns clientes bem difíceis de atender. Você sabe como lidar com esse obstáculo? Separamos 04 dicas que podem te ajudar.
1. MANTENHA A CALMA
Falar é fácil... eu sei que manter a calma frente a um cliente difícil pode ser extremamente complicado. Porém, é importante que você se mantenha o mais calmo possível, para que ambos possam se entender.
Se nem você, nem o cliente estiverem calmos, a negociação fica cada vez mais conturbada, e você pode até mesmo perder uma boa chance de trabalho. Procure entendê-lo, afinal, você não sabe pelo que ele passou naquele dia. Ter empatia é fundamental!
2. PROCURE SE ADAPTAR AO ESTILO DO CLIENTE
O cliente sempre tem razão? Claro que não! Contudo, se você prezar ao máximo a opinião e as preferências do cliente (dentro do possível, é claro), você se adaptará ao estilo dele, e o trabalho fluirá melhor.
Por exemplo, se a pessoa é mais comunicativa, procure ser do mesmo modo. Informe-a com regularidade sobre o andamento do trabalho, faça ligações ou envie mensagens, etc. Se a pessoa for mais introvertida, respeite seu estilo e aja igual, sendo mais sucinto e sério.
No começo da conversa você já poderá definir o estilo do cliente, por sinais que ele dá. Mas lembre-se de que, independentemente do tipo de pessoa, todos devem ser tratados com respeito e cordialidade.
3 TENHA FOCO NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
O ideal é que você deixe o cliente falar como ele quer o vídeo, em detalhes. É claro que você pode, e deve, esclarecer as suas dúvidas, assim o trabalho será realizado conforme as necessidades do cliente, mas recomendamos ter o máximo de informações possível antes de iniciar o serviço.
Procure saber o que o cliente quer que você faça, o que ele precisa, o prazo de entrega... E esteja aberto para possíveis ajustes, para que a experiência final seja ótima.
4 ESTABELEÇA LIMITES PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO
Como disse ali em cima, independentemente do tipo de pessoa, todos devem ser tratados com respeito e cordialidade. E isso serve para ambos os lados da negociação, isto é, o cliente deve tratar você da mesma forma!
Portanto, nem sempre um cliente difícil deve ser aceito. Sabemos que muitas vezes a grana, mesmo que pouca, pode ajudar, mas se sujeitar a uma situação extremamente adversa pode ser bastante prejudicial. Por vezes, mais sábio é aquele que se afasta.
Tenha em mente que cliente difícil é uma coisa, cliente que ultrapassa os limites é outra. Trabalhar com quem perde a razão, que não tem respeito, não é saudável nem traz compensação financeira. Pense nisso antes de aceitar qualquer trabalho de cliente difícil.
Espero que tenha te ajudado com estas dicas. E se tiver alguma dúvida, é só me chamar lá no Instagram 👉@camipinto.
Até a próxima, 👋🏼
Camila Pinto
Equipe Filmmaker Pro
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